

Descrição
As necessidades de infraestrutura projetadas se baseiam em previsões de demanda de transporte aéreo e devem ser apresentadas com detalhamento apropriado para o planejamento conceitual do aeroporto, considerando suas principais funções, como sistema de pista e pátios de aeronaves, sistema de terminal de passageiros, sistema de infraestrutura aeronáutica e sistema de aviação geral.
Para o Plano de Desenvolvimento do Sítio Aeroportuário devem consideradas, prioritariamente, as regulações e normatizações brasileiras RBACs 23, 25, 154 e 161. Para o caso das edificações, como o terminal de passageiros, devem ser consideradas também as normas da ABNT NBRs 12314, 10152, 16401-2, 15220, 9050, 16537, 14273 e 10898. Além das normas brasileiras, é comum utilizar-se de normas e regulações internacionais referentes a boas práticas no setor aeroportuário.
São vários os fatores envolvidos no dimensionamento de necessidades futuras, visto que os diversos setores de um aeroporto devem ser avaliados conforme a demanda projetada. Sendo elas:
- Necessidades do Sistema de Pistas e Pátios;
O sistema de pistas e pátios e o seu espaço aéreo associado são os componentes principais no planejamento aeroportuário. Por ser o sistema que ocupa maior área no sítio aeroportuário, ele tem uma grande importância nas etapas de projeto e pode impactar diretamente nos custos e na concepção do desenvolvimento.
O principal parâmetro de planejamento das necessidades do lado ar é a aeronave de projeto. Os componentes aeroportuários, como a geometria do sistema de pistas e a resistência dos pavimentos, devem ser dimensionados para atender a aeronave de projeto, que, usualmente, é a maior aeronave a operar no aerporto.
O dimensionamento do comprimento da pista de pouso e decolagem deve levar em conta a aeronave de projeto e a maior rota operada atualmente no aeroporto por uma aeronave de características similares. Desta maneira, a pista necessita ter um comprimento suficiente para que a aeronave de projeto possa operar considerando determinado peso operacional, e, consequentemente, uma carga paga específica.
O dimensionamento da largura das pistas de táxi e de seus acostamentos deve considerar a aeronave crítica que utiliza a taxiway correspondente, conforme ocorre a operação do aeroporto. Assim, é possível que as necessidades de cada taxiway sejam diferentes, dependendo de sua localização e função.
O sistema de pátios de aeronaves é composto por áreas destinadas a atender diversos segmentos de aeronaves. Entre elas destacam-se os pátios de aeronaves comerciais, carga e aviação geral, sendo este último avaliado de maneira conjunta com as demais infraestruturas do sistema de aviação geral. As principais infraestruturas que compõe o sistema de pátios de aeronaves são as posições de parada, compostas por posições remotas, de contato e destinadas à reserva operacional, e áreas de equipamentos de rampa.
- Necessidades dos Sistemas de Terminais
Terminal de Passageiros
O sistema terminal de passageiros é composto pela edificação do terminal de passageiros, pelo estacionamento de veículos e pelo sistema viário de acesso. As principais áreas inclusas no terminal de passageiros são destinadas a:
- Atividades operacionais da empresa administradora, aéreas e auxiliares;
- Atividades de órgãos públicos;
- Processamento de passageiros;
Para o dimensionamento das necessidades de infraestrutura de terminal, devem ser consideradas as recomendações de nível de serviço ótimo do ADRM 10ª Edição, para aeroportos Classe III ou IV, e os parâmetros de dimensionamento encaminhados pela SAC/MTPA, para aeroportos Classe I ou II. Sempre que aplicável, consideraram-se também as modelagens propostas no mesmo manual, e, não sendo possível, adotam-se os modelos sugeridos pelo ADRM 9ª Edição, ACRP 025 e Manuais da INFRAERO.
A avaliação de necessidades futuras das atividades operacionais da empresa administradora, das empresas aéreas e das empresas auxiliares, assim como dos órgãos públicos, deve ser realizada com base no porte do aeroporto. A definição do porte do aeroporto é baseada na demanda anual de passageiros do aeroporto, diante das faixas de intervalo apresentadas pela INFRAERO.
As atividades de processamento de passageiros do TPS, os serviços e o conforto oferecidos por elas estão relacionadas a um nível de serviço. Este nível de serviço pode ser definido com base em intervalos de tempo e área ou como avalições de capacidade de abastecimento para atender à demanda. É possível que sejam oferecidos diferentes níveis de serviços nas instalações de processamento de passageiros.
Terminal de Carga
O TECA necessita, para seu funcionamento, de duas áreas distintas, identificadas como alfandegadas e não alfandegadas, de acordo com a sua utilização.
Nas áreas alfandegadas, ocorrem movimentação e armazenamento de mercadorias importadas ou a serem exportadas. Enquanto que, nas áreas não alfandegadas, ocorre o processamento de carga doméstica. Além destas, há áreas complementares, destinadas ao apoio das atividades da logística de carga, contendo instalações administrativas, técnicas e de uso comercial.
Para o dimensionamento da área da edificação do terminal de carga, deve ser assumido um fator de produtividade relacionado com o peso de carga processado dada uma área de terminal.
Planejamento de Necessidades Futuras
Com base na alternativa mais indicada para solução de expansão do aeroporto e na análise de capacidade dos seus sistemas, é possível definir para cada componente quando as intervenções devem ser iniciadas, de modo que o nível de serviço seja mantido durante todo o período. As fases são estabelecidas através da comparação entre a capacidade instalada e a demanda prevista, evitando assim que o sistema opere muito próximo de sua capacidade por um longo período, o que resultaria em congestionamentos e atrasos.
É construído, então, um resumo das necessidades de infraestrutura para o aeroporto ao longo dos anos de concessão. A obtenção dos requisitos de cada fase baseia-se na avaliação das infraestruturas existentes e da demanda projetada. Assim, as infraestruturas instaladas são mantidas, realocadas ou ampliadas de acordo com as necessidades previstas.
Áreas de Atuação
Rua Armando de Oliveira Cobra, 50
Sala 816, Pq. Aquárius
São José dos Campos, SP
CEP: 12246-002
Telefone: +55 12 3019-8123
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