

Descrição
O PGI é um documento exigido pela ANAC que tem como objetivo a consolidação do planejamento e desenvolvimento da infraestrutura aeroportuária sob a responsabilidade do concessionário durante o contrato de concessão. O PGI contém as informações básicas e estratégicas de curto, médio e longo prazo que nortearão a atuação do operador, de modo a possibilitar o acompanhamento da concessão por parte dos órgãos reguladores;
Parte 1 – Geral
Identificação dos principais componentes da infraestrutura aeroportuária, estabelecendo as suas principais características físicas e operacionais, incluindo os seguintes componentes:
- Sistema de Pistas;
- Pátio de Aeronaves;
- Vias de Serviço;
- Terminais de Passageiros;
- Terminais de Cargas;
- Estacionamento de Veículos;
- Vias de Acesso e Circulação Interna.
Parte 2 – Avaliação das Condições das Instalações (ACI)
Elaboração da avaliação das condições das instalações existentes, de acordo com o Apêndice A do PEA, propondo melhorias e ações corretivas para aquelas classificadas como “razoável”, “ruim” e “crítica”, considerando a estrutura a seguir:
- Instalações – Edifícios: terminais de passageiros e cargas, estacionamento de veículos, vias de acesso e circulação interna;
- Sistemas dos Edifícios: sistemas mecânicos, elétricos, comunicação e hidráulicos.
- Equipamentos: manutenção e operacionais;
- Utilidades: galerias de águas pluviais, esgotamento sanitário, energia elétrica, água e sistema de telecomunicações.
- Pavimentos do lado ar: sistema de pistas, pátio de aeronaves e vias de serviço.
Parte 3 – Programa de Melhorias da Infraestrutura (PMI)
Identificação da capacidade do aeroporto, previsão de demanda e investimentos necessários para assegurar que as instalações sejam capazes de atender à demanda prevista, conforme o nível de serviço estabelecido, a expansão balanceada e os demais requisitos contratuais, seguindo a seguinte estrutura:
- Lado Ar: sistema de pistas e pátio de aeronaves;
- Lado Terra: terminal de passageiros, segmentando os processos de embarque e desembarque, e sistema de acesso, considerando o estacionamento de veículos, meio-fio e pontos de acesso ao TPS;
- TECA;
- Desenvolvimento Comercial: se aplicável;
- Gestão Ambiental: se aplicável.
Parte 4– Resumo de Demanda
Apresentação, de forma detalhada, dos níveis de tráfego anual e na hora-pico, em conformidade com o plano de desenvolvimento e investimentos propostos.
Simulação
Parte 1 – Sistema de Pistas
Elaboração e avaliação do modelo de simulação de pista, considerando a coleta de dados, por meio de bases históricas e estudos de campo, construção de verificação do modelo, através de testes de hipóteses, criação de cenários e análise de resultados. A modelagem deve considerar:
- Características Físicas: configuração do lado ar, comprimento de pista, tipo e quantidade de saídas de pista, pistas de taxi paralelas, áreas de giro, etc;
- Características Operacionais: regras de espaçamento, velocidades médias de aproximação, características de frenagem, velocidades de taxiamento, etc;
- Demanda Projetada: agenda de voos previstos, frota de aeronaves, etc.
Parte 2 – Sistema de Pátios
Elaboração e avaliação do modelo de simulação de pátios, considerando a coleta de dados, por meio de bases históricas e estudos de campo, construção de verificação do modelo, através de testes de hipóteses, criação de cenários e análise de resultados. A modelagem deve considerar:
- Características Físicas: configuração do lado ar, tipo e quantidade das posições, distribuição de posições remotas e de contato, vias de serviço etc.;
- Características Operacionais: regras de alocação de posições, velocidades médias de taxiamento, regras de espaçamento de aeronaves, regras de atendimento dos equipamentos de rampa etc.;
- Demanda Projetada: agenda de voos previstos, frota de aeronaves etc.
Parte 3 – Sistema Terminal de Passageiros
Elaboração e avaliação do modelo de simulação do terminal de passageiros e sistema de acesso, considerando a coleta de dados, por meio de bases históricas e estudos de campo, construção de verificação do modelo, através de testes de hipóteses, criação de cenários e análise de resultados. A modelagem deve considerar:
- Características Físicas: configuração do terminal, número de pavimentos, equipamentos disponíveis, áreas de espera e de circulação, número de vias e faixas de acesso, vagas de estacionamentos de veículos etc.;
- Características Operacionais: fluxos de passageiros e bagagens, regras de inspeção, tempos de processamento, tempos de permanência, velocidades médias por tipo de veículos etc.;
- Demanda Projetada: agenda de voos previstos, frota de aeronaves, load factors, perfil dos passageiros, tráfego de veículos etc.
Áreas de Atuação
Rua Armando de Oliveira Cobra, 50
Sala 816, Pq. Aquárius
São José dos Campos, SP
CEP: 12246-002
Telefone: +55 12 3019-8123
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