A INFRAWAY Engenharia atua em todos os níveis de projetos, desde o seu planejamento e concepção até a implantação de fato.
Projetos Conceituais
O projeto conceitual é a etapa na qual é definido o conceito da expansão do aeroporto, de acordo com a projeção de demanda, horizonte de projeto e avaliação da capacidade instalada utilizando os parâmetros mínimos regulamentares, com a elaboração das alternativas de implantação e seleção da solução mais viável que irá embasar as próximas etapas do projeto.
Nesta etapa é desenvolvido o desenho funcional, definindo o conceito de ampliação dos sistemas do lado ar e lado terra, para embasar o desenvolvimento dos projetos básicos.
Cabe ressaltar que na etapa do projeto conceitual não são elaborados detalhamentos das disciplinas, são apresentados apenas as alternativas de layout, a geometria da pista bem como os quantitativos de movimentação de terra e área pavimentada e a indicação dos auxílios à navegação aérea necessários para a implantação da solução
Anteprojetos
O Anteprojeto tem por finalidade representar tecnicamente a opção aprovada nos estudos de viabilidade e projetos conceituais, para subsidiar a elaboração do Projeto Básico, definindo as soluções gerais de concepção da obra.
O resultado do anteprojeto apresenta as condições de contorno, as informações, os requisitos e soluções técnicas afins, os diagnósticos, prognósticos e relatórios ambientais, destinados a possibilitar a caracterização do objeto a ser projetado nas próximas fases de ampliação e a visão global do empreendimento. Além disso, a etapa de anteprojeto engloba a elaboração de todos os documentos regulatório requeridos pela ANAC onde serão entregues produtos específicos para o órgão.
Projetos Básicos
O projeto básico tem como finalidade assegurar a viabilidade e o adequado tratamento ambiental da obra, estabelecendo as características, dimensões, especificações, quantidades de serviços e de materiais, custos e tempo necessários para execução da obra.
Nesta etapa as soluções de engenharia apresentadas nas etapas de projetos conceituais e anteprojetos são confirmadas, dimensionadas, detalhadas e quantificadas. Os projetos básicos terão informações suficientes para entendimento das soluções e aprovações necessárias junto aos órgãos de interesse, conforme suas regulações. Após essa etapa, é possível fazer contratação das obras e do Projeto Executivo.
Para o desenvolvimento dos projetos básicos são consideradas o detalhamento de todas as disciplinas de engenharia necessária para o entendimento, quantificação e estimativa de custo das intervenções a serem detalhadas no projeto executivo e execução das obras, sendo elas:
- Geometria;
- Terraplenagem;
- Pavimentação;
- Drenagem;
- Sinalização Horizontal;
- Sinalização Vertical;
- Auxílios à Navegação;
- Luzes;
- Iluminação de Pátio;
- Elétrica;
- Água e Esgoto;
- Telemática;
- Cercas;
- Arquitetura;
- Estruturas;
- Edificações,
- Equipamentos,
- Ventilação e Ar-Condicionado;
- Luminotécnica;
- Paisagismo;
- Comunicação Visual (Way Finding);
- Instalações Hidráulicas e Sanitárias.