Nossa História

2022

Com o sucesso obtido em 2021 vimos a INFRAWAY crescer ainda mais e se consolidar agora em dois setores! E Logo no início de 2022, a INFRAWAY foi contratada para ser a projetista responsável pela elaboração dos projetos executivos para as obras dos Aeroportos de Maceió, Aracaju e Juazeiro do Norte, obras essas que viriam a ser executadas pelo Consórcio Voa Nordeste.

Já para o setor de saneamento o primeiro sucesso foi obtido e fomos selecionados como o estudo vencedor para subsidiar a concessão do sistema de água e esgotos do município de Jaru, a primeira grande conquista do setor, que agora já possuí bases sólidas e consolidadas.

Contamos com equipes de alto nível técnico e capacidade de desenvolvimento que permitiu nos tornamos uma grande fomentadora do setor. Isso se refletiu no ano com a entrega de mais de 10 estudos de viabilidade entregues, onde destacam-se os estudos do sistema de água e esgotos dos municípios integrantes do consórcio COMAJA, CISGA, bem como os estudos de resíduos sólidos para o município de Porto Alegre/RS e do consórcio CODANORTE/MG

2021

Com o arrefecimento da pandemia, o surgimento das vacinas e a flexibilização das medidas restritivas, o setor aeroportuário começou a se recuperar e a INFRAWAY manteve sua capacidade produtiva bem como seu posicionamento estratégico junto ao setor, e, em meados de 2021, a INFRAWAY sagrou-se vencedora dos estudos dos 16 aeroportos da 7ª rodada de concessões aeroportuárias, consolidando ainda mais o seu reconhecimento junto ao mercado.

O resultado desse reconhecimento veio com a responsabilidade de ser a projetista responsável pela elaboração do projeto executivo para as obras de expansão do Aeroporto Internacional de Recife que foram executadas pelo Consórcio Método & Passarelli.

Além dos resultados extraordinários no setor aeroportuário, o setor de saneamento começava a crescer, e, com a aprovação do novo marco regulatório do saneamento e obrigação da universalização dos serviços até 2033, a alta da demanda pelos estudos cresceu e com isso a INFRAWAY sentiu a necessidade de expandir ainda mais o setor. Neste ano a INFRAWAY entregou mais de 5 estudos de viabilidades no setor, incluindo os estudos para concessão do serviço de resíduos sólidos da cidade de Porto Alegre e dos municípios integrantes dos consórcios CODANORTE e CDS Velho Chico. Além disso foi contratada pelo Banco Mundial, através de uma seleção realizada pela IFC, para desenvolver os estudos de viabilidade para a concessão do sistema de água e tratamento de esgotos para mais de 100 municípios localizados no nordeste do estado de Minas Gerais

2020

Com o início de 2020 e o início da pandemia da COVID-19, a INFRAWAY precisou se reinventar, adotamos medidas restritivas, implantamos o home-office para parte da equipe bem como medidas que garantiam a segurança sanitária de todos os nossos colaboradores. Esse momento excepcional requisitou, de todos, esforços extraordinários, que mesmo com o todo o mundo parado e tendo como um dos setores mais afetado, o setor de transporte aéreo, mantivéssemos nossa equipe a pleno vapor considerando toda a incerteza do mercado.

Com a paralização global, a diminuição da demanda e a ociosidade das infraestruturas aeroportuárias, a atuação estratégica da INFRAWAY fez com que, apesar do ambiente incerto, devido ao passado construído em bases sólidas, continuasse com sua marca consolidada, neste ano a INFRAWAY foi responsável pela elaboração do Plano de Diretor e Plano de Gestão da Infraestrutura (PGI) dos Aeroportos do Bloco Nordeste, operados pela AENA Brasil, produtos estes que são responsáveis pelo planejamento estratégico da concessionária visando o período dos próximos 5 anos.

Ainda ao final deste ano, o Governo Federal publicou o edital de manifestação de interesse para a elaboração dos estudos da 7ª rodada de concessões, composto por 16 aeroportos, incluindo incialmente os aeroportos de Congonhas e Santos Dummont, concorrência esta que a INFRAWAY e seus parceiros prontamente se organizaram para participar.

Além disso em 2020, mesmo com todos os desafios encontrados durante este período delicado, a INFRAWAY, provocada pelo sucesso que obteve nas concessões federais de Aeroportos, se sentiu desafiada a adentrar no setor de saneamento, a partir desse momento, deu-se início então a esta nova empreitada. A consolidação da marca INFRAWAY no setor aeroportuário, agora com uma equipe especializada em saneamento, iniciou sua jornada através da autorização para elaboração dos estudos de viabilidade técnica para a concessão, manutenção e exploração dos sistemas de abastecimento de água e esgotos da cidade de Jaru, era então o primeiro projeto do novo setor da empresa.

2019

Com a empresa ainda em desenvolvimento, e crescendo, nós precisamos aumentar o número da equipe da INFRAWAY! Nessa época a equipe era composta por 32 profissionais de diferentes áreas, um time jovem, que desenvolve engenharia com um olhar novo agregando muita qualidade aos projetos mudando a forma de como se faz engenharia!

Após o leilão da 5ª rodada de concessão de aeroportos, o Governo Brasileiro lançou o chamamento público para a apresentação de projetos, levantamentos, investigações e estudos para subsidiar a modelagem das concessões para expansão, exploração e manutenção de 22 aeroportos, em uma empreitada desafiadora para qualquer empresa. Novamente, com o mesmo grupo do PMI 2017, trabalhamos para fornecer ao governo os melhores estudos. Em dezembro de 2019 com a publicação do resultado de seleção dos estudos, consagrou-se os estudos elaborados pela INFRAWAY e pelo grupo de estudos foram selecionados novamente para todos os aeroportos, consolidando no mercado a qualidade técnica dos produtos que estavam sendo elaborados.

2018

Depois de termos participado de diversos projetos para desenvolvimento dos aeroportos de Porto Alegre e Fortaleza, iniciamos uma nova etapa quando assumimos os projetos executivos para as obras de adequação e de ampliação do lado ar do Aeroporto Internacional de Salgado Filho – Porto Alegre junto ao consórcio construtor, fornecendo soluções de engenharia e consultoria para tratativas de questões regulamentares junto à ANAC e DECEA.

2017

Com 3 anos de empresa e já com uma carteira de grandes projetos consolidada, fechamos um dos projetos mais intensos e importantes da companhia com uma grande parceira. Após arrematar os Aeroportos de Porto Alegre e Fortaleza no leilão da 4ª rodada de concessão, a Fraport iniciou o processo de estudos e planejamento para expansão dos dois aeroportos e contratou a INFRAWAY para elaborar os estudos conceituais e o Plano de Gestão da Infraestrutura (PGI) para os dois aeroportos. Durante o período do projeto, estivemos lado a lado com a Fraport AG, desenvolvendo e subsidiando-a tecnicamente para que o plano de desenvolvimento fosse definido e então transferido para a Fraport Brasil, sua nova subsidiária local.

Com o rápido desenvolvimento da empresa e com a necessidade iminente de sempre precisarmos crescer rapidamente, optamos por mudar a sede, para um escritório maior e com viabilidade para crescermos ainda mais, caso necessário. Depois de pouco mais de três meses de obras e um final de semana de 48 horas de preparações, iniciamos as atividades no novo escritório na Rua Armando de Oliveira Cobra, em São José dos Campos, nossa nova sede.

Em outubro de 2017, uma nova grande oportunidade surgiu quando o Governo Brasileiro lançou o chamamento público para mais uma rodada de concessões aeroportuárias. O objeto agora eram 13 aeroportos divididos em 3 blocos (nordeste, sudeste e centro-oeste). Tendo a experiência da 4ª rodada de 2015 e sabendo do desafio da quantidade de aeroportos e um curto período a INFRAWAY se associou com outras empresas especializadas em diversas áreas para fornecer os melhores estudos para o governo. INFRAWAY, BACCO, CPEA, MOYSÉS & PIRES, PROFICENTER E TERRAFIRMA desenvolveram juntas todo o conjunto de estudos de viabilidade técnica, ambiental e econômica, para todos os aeroportos do chamamento, que foram, posteriormente, selecionados pelo governo para embasar os documentos do processo de concessão. Era a primeira vez que o governo fazia uma concessão em blocos de aeroportos e os estudos elaborados pela INFRAWAY e pelo grupo de estudos foram selecionados para todos os aeroportos, consagrando a qualidade técnica dos produtos que estavam sendo elaborados.

2016

Depois de encerrar a etapa com o governo brasileiro na elaboração dos estudos que deram suporte ao processo de concessão dos aeroportos de Porto Alegre e Florianópolis, prestamos consultoria em engenharia para auxiliar um grupo privado, interessado nas concessões dos aeroportos internacionais de Porto Alegre-RS, Salvador-BA, Fortaleza-CE e Florianópolis-SC, para participação no leilão dos aeroportos. Era o nosso primeiro projeto internacional, desenvolvido de forma bilíngue, com todos os produtos em inglês e português, atestando que estávamos prontos para desafios ainda maiores.

Após um início acima de todas as expectativas, a empresa continuou se desenvolvendo e buscando novos desafios. Ao longo do ano, conseguimos expandir o nosso portfólio, alcançando clientes cada vez mais relevantes. Com o aumento do número de projetos, tivemos nosso conhecimento técnico colocado a prova e tivemos a oportunidade de mostrar a agregação de nossa especialização técnica.

2015

Em janeiro de 2015 a empresa começa a tomar forma. Após cerca de três meses de preparação o time estava pronto para sentar-se no escritório e começar a fazer projetos. Com nada mais do que quatro computadores, uma mesa para dois, uma mesa de reuniões, uma cafeteira e muita vontade de fazer o sonho dar certo, iniciamos nossas atividades no escritório da sala 203 na Rua das Arraias em São José dos Campos.

Após mais de seis meses de muito trabalho, desenvolvimento e muitas ideias, nasce a marca INFRAWAY. Era a primeira vez que tínhamos a empresa em sua completude. Tínhamos sede, equipe, muita vontade e agora, finalmente, um nome. A partir desse momento tínhamos tudo para entrar no mercado com tudo.

Com foco no desenvolvimento de projetos de alta qualidade, iniciamos uma série de treinamentos para a equipe. O futuro da companhia, como havia sido concebido, dependia muito disso. Ter sucesso nos treinamentos e conseguir desenvolver nossos profissionais a um nível acima da média do mercado era uma etapa crucial para continuarmos acreditando que era possível mudar a forma como se faz engenharia e agregar muita qualidade aos projetos.

Com pouco mais de um ano de empresa, entregamos os estudos de viabilidade técnica de engenharia que embasariam a concessão dos aeroportos de Porto Alegre e Florianópolis. Com uma equipe enxuta e muito entrosada, entregamos os estudos dentro de um prazo que se dizia impraticável. Era a prova final de que estávamos no mercado para valer.

2014

Nossa história começou, oficialmente, em 15 de setembro de 2014, quando a empresa foi fundada. Os sócios fundadores atuavam em outras empresas da área de infraestrutura e perceberam que se abria no mercado uma possibilidade para uma nova empresa. Após cerca de oito meses de reuniões aos finais semana para conceber, planejar e desenvolver o que seria o coração da empresa, os três sócios fundadores efetivaram o começo do sonho e deram início ao que viria a ser a INFRAWAY. Durante os três meses seguintes a empresa passaria por um processo de construção exaustivo. Além da divulgação da empresa, os fundadores focaram em criar uma marca que representasse a essência da empresa. Durante esse período foram moldados os principais valores que guiariam o desenvolvimento da empresa e conceberam o jeito INFRAWAY de fazer engenharia.