O estudo de viabilidade tem como finalidade analisar e avaliar alternativas para a concepção da obra e de seus componentes, buscando soluções a nível macro, podendo ser elaborado um estudo de viabilidade, conceitual ou preliminar.
O estudo de viabilidade realiza a discussão de alternativas a nível macro, ao longo do tempo, e sugere a melhor escolha. O estudo conceitual propõe soluções a nível macro para as disciplinas de engenharia da alternativa escolhida em determinado tempo.
Nesta etapa é realizado o descritivo conceitual do projeto, com infraestrutura necessária e especificidades dos projetos de engenharia necessários, bem como suas diretrizes construtivas. Além disso descreve as premissas técnicas e ambientais para a formulação das alternativas (soluções) e dos procedimentos operacionais a serem adotados para os serviços a fim de produzir o conjunto de parâmetros e obrigações mínimas que garantam que o nível de serviço desejado seja atingido e sejam realizados os investimentos necessários por meio do atendimento das diretrizes específicas do ente público, recomendações de normas e padrões técnicos a serem utilizados.