Atuamos no setor ferroviário fornecendo a operadores, investidores ou entes públicos projetos que garantem a eficiência operacional, a segurança do transporte sobre trilhos e o atendimento às normas técnicas nacionais e internacionais.
Com experiência consolidada na atuação em diferentes malhas ferroviárias do país, participando da elaboração de estudos, projetos, planos diretores e consultorias técnicas, a INFRAWAY se posiciona como uma empresa de referência que busca constantemente inovar o mercado da engenharia ferroviária. Adotamos ferramentas computacionais modernas para transformar a forma como os projetos são concebidos. Essas tecnologias não substituem o engenheiro, mas ampliam sua capacidade de análise e compreensão das soluções.
Nos últimos anos, a INFRAWAY atuou de forma intensa nos processos de concessão de transportes no Brasil, elaborando estudos de viabilidade para projetos estruturantes no setor ferroviário em diferentes estados, que somam bilhões de reais em investimentos previstos. Esses estudos abrangeram desde concessões de ferrovias regionais até trechos estratégicos da malha federal, contribuindo para a reestruturação da infraestrutura ferroviária nacional, promovendo maior integração logística e redução de custos operacionais.
Além disso, a INFRAWAY tem atuado diretamente com concessionárias na modelagem de Projetos Conceituais, Planos de Gestão da Infraestrutura (PGI), anteprojetos e projetos executivos de engenharia ferroviária. Também participa ativamente da interlocução com órgãos reguladores e entidades públicas, apoiando a viabilização técnica e institucional dos projetos.
A equipe da INFRAWAY é composta pelos melhores especialistas em infraestrutura de transportes, com formação técnica de excelência e ampla experiência em projetos de concessão ferroviária, desde a modelagem inicial até a entrega de projetos executivos integrados, orientados à eficiência logística e à qualidade da operação ferroviária.
ÁREAS DE ATUAÇÃO
A INFRAWAY Engenharia elabora planos, estudos e processos junto a órgãos reguladores como a ANTT, DNIT, EPL e demais entidades setoriais, para viabilização de projetos, obtenção de licenças e estruturação de soluções de engenharia voltadas à malha ferroviária nacional. Atuamos em parceria com agentes públicos e privados, contribuindo para uma compreensão completa das condições operacionais e estruturais da infraestrutura ferroviária.
Os projetos de engenharia ferroviária são compostos por um conjunto de elementos técnicos necessários e suficientes para alcançar um objetivo definido, seja ele a implantação, ampliação ou requalificação de uma ferrovia. Esses projetos seguem diferentes etapas e níveis de detalhamento, conforme a fase do ciclo de vida da infraestrutura:
- Estudo de Viabilidade Técnica
• Projeto Conceitual
• Anteprojeto
• Projeto Básico
• Projeto Executivo
A INFRAWAY atua em todas essas fases, desde o planejamento inicial até a entrega dos documentos técnicos necessários para a execução da obra.
Projetos Conceituais
O projeto conceitual é a fase em que se define o conceito de intervenção na ferrovia, com base em projeções de demanda (carga ou passageiro), condições da via permanente existente, horizonte de concessão ou operação pública e parâmetros regulatórios mínimos. São elaboradas alternativas de traçado e de operação, sendo selecionada a solução mais viável, que irá embasar as etapas seguintes.
Nessa etapa é desenvolvido o desenho funcional dos trechos ferroviários, estações, pátios, passagens em nível e obras de arte especiais. As alternativas de traçado, seção tipo, estimativas de movimentação de terra e dimensionamento da superestrutura ferroviária são apresentadas, mas ainda sem o detalhamento técnico por disciplina.
Anteprojetos
O anteprojeto tem como objetivo representar tecnicamente a solução aprovada nas etapas anteriores, servindo de base para a elaboração do Projeto Básico. Ele define as diretrizes gerais da concepção da obra, considerando aspectos geométricos, operacionais, ambientais, logísticos e de segurança ferroviária.
Essa fase inclui diagnósticos e prognósticos de desempenho, estudos ambientais preliminares e documentos para validação junto a órgãos públicos, como ANTT e DNIT, além de viabilizar a continuidade do processo de licenciamento ambiental.
Projetos Básicos
O projeto básico assegura a viabilidade técnica, ambiental e orçamentária da obra, estabelecendo características, dimensões, quantidades de serviços e materiais, custos e cronogramas.
As soluções apresentadas nas fases anteriores são detalhadas e quantificadas. O projeto básico é a etapa em que se obtém os elementos suficientes para aprovações institucionais, licenciamento ambiental e preparação da contratação da obra e/ou do projeto executivo. As disciplinas normalmente envolvidas incluem:
- Geometria e traçado ferroviário
• Terraplenagem e estabilidade de taludes
• Superestrutura ferroviária (trilhos, dormentes, lastro)
• Drenagem superficial e profunda
• Obras de arte especiais (pontes, viadutos, túneis)
• Sistemas de sinalização e telecomunicações
• Passagens em nível e passagens inferiores/superiores
• Estações, terminais e pátios de manobra
• Instalações operacionais e edificações de apoio
Projetos Executivos
O projeto executivo detalha todas as soluções previstas no projeto básico, apresentando desenhos técnicos, memoriais descritivos e especificações para execução da obra em campo. Nessa etapa, o objetivo é fornecer os subsídios técnicos definitivos para construção, incluindo planejamento executivo e orçamento total da obra.
Caso o projeto básico tenha sido desenvolvido por outra empresa, é realizada uma revisão completa para garantir a integridade e responsabilidade técnica da INFRAWAY sobre as soluções propostas.
Estudos de Campo
Para a elaboração das diversas etapas de projeto — exceto estudos iniciais que podem utilizar dados secundários — são indispensáveis levantamentos e ensaios em campo, tais como:
- Topografia (convencional, escaneamento 3D, drone)
• Sondagens geotécnicas (SPT, trado, rotativas)
• Ensaios de laboratório (granulometria, compactação, resistência)
• Avaliação da via permanente existente (geometria, lastro, trilhos, dormentes)
Esses estudos fornecem a base técnica necessária para garantir precisão, segurança e otimização de custos durante todo o ciclo de vida do projeto ferroviário.
A INFRAWAY Engenharia elabora planos, estudos e processos junto a órgãos reguladores como ANTT, DNIT, EPL e demais entidades setoriais, para viabilização de projetos, obtenção de licenças e estruturação de soluções de engenharia voltadas à malha ferroviária nacional. Atuamos em parceria com agentes públicos e privados, contribuindo para uma compreensão completa das condições operacionais e estruturais da infraestrutura ferroviária.
Os projetos de engenharia ferroviária são compostos por um conjunto de elementos técnicos necessários e suficientes para alcançar um objetivo definido, seja ele a implantação, ampliação ou requalificação de uma ferrovia. Esses projetos seguem diferentes etapas e níveis de detalhamento, conforme a fase do ciclo de vida da infraestrutura:
- Estudo de Viabilidade Técnica
• Projeto Conceitual
• Anteprojeto
• Projeto Básico
• Projeto Executivo
A INFRAWAY atua em todas essas fases, desde o planejamento inicial até a entrega dos documentos técnicos necessários para a execução da obra.
Projetos Conceituais
O projeto conceitual é a fase em que se define o conceito de intervenção na ferrovia, com base em projeções de demanda (carga ou passageiros), condições da via existente, horizonte de concessão ou operação pública e parâmetros regulatórios mínimos.
São elaboradas alternativas de traçado ferroviário e configurada a solução mais viável, que irá embasar as etapas seguintes.
Nessa etapa é desenvolvido o desenho funcional dos segmentos ferroviários, estações, terminais, pátios e obras de arte especiais. São avaliadas alternativas de traçado, seções tipo da superestrutura (trilhos, dormentes, lastro), volumes de movimentação de terra e obras complementares, mas sem o detalhamento técnico completo das disciplinas.
Anteprojetos
O anteprojeto tem como objetivo representar tecnicamente a solução aprovada nas etapas anteriores, servindo de base para a elaboração do Projeto Básico. Ele define as diretrizes gerais da concepção da obra, considerando aspectos geométricos, operacionais, logísticos, ambientais e de segurança ferroviária.
Essa fase inclui diagnósticos e prognósticos de desempenho da malha, estudos ambientais preliminares e documentos para validação junto a órgãos públicos, como ANTT, DNIT e agências ambientais, além de viabilizar a continuidade do processo de licenciamento ambiental.
Projetos Básicos
O projeto básico assegura a viabilidade técnica, ambiental e orçamentária da obra, estabelecendo características, dimensões, quantidades de serviços e materiais, custos e cronogramas.
As soluções apresentadas nas fases anteriores são detalhadas e quantificadas. O projeto básico é a etapa em que se obtêm os elementos necessários para aprovações institucionais, licenciamento ambiental e preparação da contratação da obra e/ou do projeto executivo.
As disciplinas normalmente envolvidas incluem:
- Geometria e traçado ferroviário
• Terraplenagem e estabilização de taludes
• Superestrutura ferroviária (trilhos, dormentes, lastro)
• Drenagem superficial e profunda
• Obras de arte especiais (pontes, viadutos, túneis)
• Sistemas de sinalização e telecomunicações
• Passagens em nível e desniveladas
• Estações e pátios operacionais
• Edificações de apoio e instalações operacionais
• Iluminação e segurança perimetral
Projetos Executivos
O projeto executivo detalha todas as soluções previstas no projeto básico, apresentando desenhos técnicos, memoriais descritivos e especificações para execução da obra em campo.
Nessa etapa, o objetivo é fornecer os subsídios técnicos definitivos para construção, incluindo planejamento executivo, cronogramas e orçamento detalhado.
Caso o projeto básico tenha sido desenvolvido por outra empresa, a INFRAWAY realiza uma revisão completa para garantir a integridade e assumir a responsabilidade técnica pelas soluções propostas.
Estudos de Campo
Para a elaboração das diversas etapas de projeto — exceto os estudos iniciais, que podem utilizar dados secundários — são indispensáveis levantamentos e ensaios em campo, tais como:
- Topografia (convencional, escaneamento 3D, drone)
• Sondagens geotécnicas (SPT, trado, rotativas)
• Ensaios de laboratório (granulometria, compactação, resistência dos materiais)
• Avaliação da via permanente existente (geometria da via, condição dos trilhos e dormentes, lastro)
Esses estudos fornecem a base técnica necessária para garantir precisão, segurança e otimização de custos durante todo o ciclo de vida do projeto ferroviário.
A partir do momento em que o poder público publica o edital de concessão de ferrovias, com base em estudos de viabilidade previamente elaborados e aprovados, os operadores interessados devem analisar detalhadamente esses estudos para assegurar a viabilidade técnico-econômica do projeto.
Nesse contexto, a INFRAWAY atua como parceira estratégica de operadores ferroviários, prestando assessoria técnica especializada na avaliação crítica dos estudos apresentados pelo poder concedente. Nosso objetivo é analisar de forma estruturada o plano de investimentos proposto, identificando oportunidades de otimização de CAPEX ao longo de todo o período da concessão.
Essa atuação inclui a proposição de soluções alternativas de engenharia ferroviária, reavaliação de premissas técnicas, análise de cronogramas, revisão de quantitativos e especificações de obras civis, superestrutura, sistemas de sinalização e telecomunicações, com foco na maximização da eficiência operacional e na redução de riscos e custos durante a execução e operação da infraestrutura ferroviária.
A INFRAWAY Engenharia atua na avaliação da capacidade ferroviária, desempenho operacional e CAPEX de investimento e manutenção, com o objetivo de fornecer aos operadores ferroviários uma análise precisa da situação da infraestrutura existente. Nosso foco é identificar gargalos logísticos, propor adequações e desenvolver soluções que otimizem os investimentos ao longo da concessão, atendendo às exigências regulatórias e às necessidades do sistema ferroviário.
Para isso, analisamos a capacidade da via permanente em termos de volume transportado (toneladas por dia, trens por hora) e disponibilidade de slots operacionais, podendo estender as estimativas para fluxos diários, mensais e anuais. Consideramos a demanda projetada e os níveis de serviço definidos para os diferentes trechos da malha, pátios, terminais e interfaces logísticas, assegurando o cumprimento dos padrões operacionais e de segurança estabelecidos pelos órgãos reguladores.
Com base nessas análises, desenvolvemos soluções de dimensionamento para ampliação ou requalificação da superestrutura ferroviária (trilhos, dormentes, lastro), obras de arte especiais (pontes, viadutos, túneis), modernização de pátios de manobra, passagens em nível, estações de carga e passageiros, bem como integração de sistemas de sinalização e controle de tráfego ferroviário — sempre com foco em sustentabilidade, segurança e desempenho operacional.
Por fim, elaboramos o quantitativo detalhado de investimentos com base em projetos padrão e compatíveis com as diretrizes do projeto básico. Levantamos todos os custos relacionados à aquisição de materiais, contratação de serviços, execução de obras civis, instalação de sistemas de telecomunicações e sinalização, entre outros, proporcionando uma estimativa robusta para o planejamento financeiro da concessão.
A INFRAWAY atua como Project Management Office (PMO) de Engenharia em projetos ferroviários, oferecendo uma abordagem estruturada e integrada para a gestão técnica de empreendimentos de alta complexidade. Nosso papel é garantir o controle, a qualidade técnica e o alinhamento estratégico de todas as etapas do ciclo de vida do projeto — desde os estudos iniciais até a implantação da infraestrutura e o acompanhamento das obras.
Como PMO, coordenamos equipes multidisciplinares e asseguramos que todas as frentes técnicas — como traçado ferroviário, superestrutura (trilhos, dormentes, lastro), obras de arte especiais (pontes, viadutos, túneis), sistemas de sinalização e controle, estações, terminais, pátios, topografia, geotecnia, meio ambiente, desapropriações e sistemas operacionais — estejam integradas com os objetivos do projeto e em conformidade com as diretrizes dos órgãos reguladores (ANTT, DNIT, EPL, entre outros).
Principais Atividades do PMO de Engenharia em Ferrovias:
- Planejamento técnico e estratégico do projeto, com definição de escopo, cronograma, marcos e metas;
• Coordenação e supervisão técnica dos projetos nas etapas de estudo de viabilidade, projeto conceitual, anteprojeto, projeto básico e projeto executivo;
• Planejamento e acompanhamento de obras ferroviárias, com foco no controle físico-financeiro, aderência ao escopo e mitigação de desvios em campo;
• Gestão e validação de levantamentos topográficos e investigações geotécnicas, assegurando a base técnica necessária para decisões de projeto e dimensionamento de soluções;
• Padronização de metodologias e entregáveis técnicos, com controle de qualidade e rastreabilidade;
• Monitoramento de indicadores de desempenho (prazo, custo, qualidade, conformidade regulatória);
• Apoio na interlocução com órgãos públicos, concessionárias, agências reguladoras e demais stakeholders;
• Gestão de riscos técnicos e suporte à tomada de decisão por parte dos gestores públicos ou privados.
Nosso modelo de PMO é baseado em gestão ágil, uso de ferramentas digitais (como BIM para infraestrutura ferroviária) e foco em excelência técnica, promovendo previsibilidade, segurança e eficiência na entrega de soluções para o setor ferroviário.
Seja em projetos de concessão, implantação de novos trechos, modernização de malhas existentes ou requalificação de ativos operacionais, o PMO da INFRAWAY assegura que todas as etapas — da concepção à obra — sejam conduzidas com visão integrada, foco no desempenho e aderência total às exigências legais e contratuais.
A INFRAWAY atua como Verificador Independente (VI) em contratos de concessão ferroviária, exercendo uma função técnica essencial para garantir a transparência, a isonomia e a segurança na relação entre o poder concedente e o concessionário.
O papel do Verificador Independente é assegurar que as obrigações contratuais sejam cumpridas conforme os padrões estabelecidos, atuando com imparcialidade na fiscalização técnica, operacional, ambiental e econômica do contrato de concessão. Nossa missão é fornecer relatórios objetivos e fundamentados, que sirvam de base para decisões contratuais e regulatórias, promovendo o equilíbrio da concessão ao longo de sua vigência.
Principais Atividades do Verificador Independente em Ferrovias:
- Verificação da entrega dos marcos contratuais (obras civis, sistemas de sinalização, material rodante, instalações operacionais);
• Monitoramento da qualidade e do desempenho da via permanente e da operação ferroviária, com base em indicadores técnicos (ex: disponibilidade da malha, capacidade de transporte, regularidade de circulação);
• Validação de medições e investimentos realizados (CAPEX e OPEX);
• Avaliação do cumprimento de cronogramas físicos e financeiros das obras e etapas de implantação;
• Auditorias técnicas periódicas e inspeções de campo ao longo da infraestrutura ferroviária;
• Acompanhamento de indicadores ambientais e verificação de cumprimento de condicionantes previstas em licenciamento;
• Apoio técnico na análise de pleitos de reequilíbrio econômico-financeiro;
• Elaboração de relatórios técnicos independentes, encaminhados ao poder concedente e às agências reguladoras (como ANTT), com total isenção e respaldo técnico.
A INFRAWAY combina expertise técnica multidisciplinar, ferramentas digitais de monitoramento e atuação com alta integridade institucional para garantir que o processo de verificação seja transparente, robusto e alinhado às melhores práticas do setor ferroviário.
Com experiência em grandes projetos de infraestrutura, nossa equipe está preparada para acompanhar a execução e operação de concessões ferroviárias com o máximo de rigor técnico, contribuindo para a segurança jurídica do contrato e a qualidade da infraestrutura entregue à sociedade.