Atuamos no setor de Educação, fornecendo a gestores públicos, investidores e operadores projetos que garantem a segurança, funcionalidade e eficiência das estruturas escolares, respeitando as normativas nacionais e internacionais.
Na elaboração de projetos, estudos, estruturação e consultoria técnica, posicionamo-nos como uma empresa de ponta, trazendo inovação para o mercado de infraestrutura educacional.
Trabalhamos com ferramentas computacionais modernas para proporcionar uma abordagem diferenciada na concepção dos projetos. Essas tecnologias são utilizadas não para substituir o engenheiro, mas para ampliar sua visão e capacidade de propor soluções mais eficientes e sustentáveis.
No setor de infraestrutura educacional, a INFRAWAY conta com uma equipe com ampla experiência em estudos de viabilidade, projetos conceituais e básicos para construção, ampliação e modernização de escolas, creches e centros de educação infantil.
Contamos com os melhores especialistas em infraestrutura, formados pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica, envolvidos no desenvolvimento de estudos integrados e soluções eficientes para todas as disciplinas necessárias à concepção de ambientes escolares seguros, funcionais e acolhedores.
ÁREAS DE ATUAÇÃO
Os estudos de viabilidade para infraestrutura educacional têm como finalidade analisar e avaliar alternativas para a concepção de escolas, creches e demais equipamentos públicos de ensino, considerando diferentes configurações arquitetônicas, operacionais e logísticas, sempre em busca de soluções otimizadas em nível macro. Esses estudos podem ser classificados como conceituais ou preliminares, a depender do grau de aprofundamento necessário para apoiar a tomada de decisão.
O estudo de viabilidade permite a discussão comparativa de alternativas de implantação ao longo do tempo, considerando aspectos técnicos, operacionais, econômicos e sociais, de modo a indicar a melhor solução para o ente público. Já o estudo conceitual detalha essa alternativa selecionada, propondo soluções integradas para as diferentes disciplinas de engenharia (como arquitetura, estrutura, instalações prediais e urbanização) de acordo com as demandas do projeto.
Nesta etapa, desenvolve-se o descritivo conceitual do projeto, incluindo a infraestrutura necessária, os componentes obrigatórios para o funcionamento das unidades escolares, e as diretrizes construtivas que orientarão os projetos futuros. São definidas ainda as premissas técnicas, normativas e ambientais que embasarão a formulação das alternativas e os procedimentos operacionais a serem adotados durante a implantação e operação dos equipamentos educacionais.
O resultado é um conjunto de parâmetros técnicos e obrigações mínimas que garantem a qualidade e funcionalidade das estruturas educacionais, assegurando que o nível de serviço desejado seja atingido e os investimentos públicos realizados de forma eficiente, em conformidade com as diretrizes do ente contratante e com os padrões técnicos aplicáveis ao setor da educação.
A oferta de infraestrutura educacional de qualidade — incluindo escolas, creches e centros de educação infantil — é fundamental para garantir o acesso à educação e a melhoria dos indicadores sociais no país. Com o crescimento populacional e a necessidade de modernização da rede pública de ensino, muitos entes federativos têm buscado modelos inovadores de contratação, como as Parcerias Público-Privadas (PPPs) e as concessões administrativas, para viabilizar investimentos e melhorar a gestão dos ativos educacionais.
Nesse contexto, a INFRAWAY passou a atuar diretamente na estruturação de projetos de concessão e PPPs voltados ao setor educacional, com foco em auxiliar o poder público na ampliação da oferta de vagas e na qualificação da infraestrutura existente.
Com uma equipe experiente e multidisciplinar, a INFRAWAY desenvolve estudos de viabilidade técnica, econômica, jurídica e ambiental para embasar a contratação de parcerias com o setor privado, assegurando que os projetos estejam alinhados às metas de universalização do acesso à educação e às diretrizes estratégicas do ente contratante.
Nos últimos anos, temos contribuído com a estruturação de projetos voltados à construção, manutenção e operação de creches e escolas públicas, utilizando soluções modernas, sustentáveis e de alto desempenho, com resultados expressivos na otimização de investimentos, eficiência operacional e melhoria da qualidade do serviço educacional prestado à população.
A INFRAWAY Engenharia atua na avaliação do dimensionamento, planejamento de necessidades futuras, estimativas de CAPEX e análise de editais, com o objetivo de oferecer aos gestores públicos e operadores privados uma visão técnica e estratégica da infraestrutura educacional existente e futura.
Realizamos uma análise detalhada dos ativos físicos já implantados (escolas, creches, centros educacionais) e das condições locais para expansão ou adequação da rede, sempre considerando o cumprimento dos critérios de nível de serviço definidos pelos órgãos reguladores e pelas diretrizes do ente público.
Nossa consultoria inclui ainda a avaliação dos estudos de demanda educacional, projeções populacionais e políticas públicas, realizando uma análise crítica das propostas de investimento apresentadas em editais, de modo a validar o equilíbrio entre oferta e demanda de vagas em diferentes etapas da educação básica.
A partir do diagnóstico técnico e da capacidade instalada, projetamos a necessidade de expansão da infraestrutura, identificando eventuais gargalos e propondo soluções que viabilizem a ampliação com eficiência e racionalidade econômica.
Por fim, com base nas informações obtidas nas investigações de campo e análises técnicas, estimamos o grau de intervenção necessário nas unidades existentes, calculando os valores para sua recuperação e modernização, sempre com foco na otimização do CAPEX e na elaboração de um novo plano de investimento robusto e sustentável.
Com o aumento da demanda por infraestrutura de qualidade e a necessidade de universalizar o acesso à educação básica, estados e municípios têm buscado alternativas para viabilizar investimentos e modernizar a rede pública de ensino. Nesse cenário, destacam-se os instrumentos do Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) e da Manifestação de Interesse Privado (MIP) como ferramentas estratégicas para a estruturação de projetos de concessão e Parcerias Público-Privadas (PPPs) no setor educacional.
Esses instrumentos permitem que o setor privado colabore com o poder público na elaboração de estudos técnicos, jurídicos, econômicos e operacionais, sem onerar os cofres públicos na fase inicial do projeto. A utilização de PMIs e MIPs garante mais transparência, competitividade e eficiência no processo de estruturação das concessões.
O que é o PMI?
O PMI permite que a Administração Pública, por meio de chamamento público, solicite ao mercado a apresentação de projetos, levantamentos, investigações e estudos. A grande vantagem é que os custos da elaboração dos estudos poderão ser reembolsados à empresa autora pela futura vencedora da licitação, promovendo segurança jurídica e atratividade ao investidor. Cada ente federativo pode regulamentar o procedimento conforme suas próprias normas, respeitando o arcabouço federal previsto no Decreto nº 8.428/2015.
O que é a MIP?
A Manifestação de Interesse Privado é uma iniciativa espontânea do setor privado, que pode apresentar estudos de viabilidade ou propostas para projetos de infraestrutura educacional, tais como a construção, operação e manutenção de creches e escolas públicas por meio de concessão administrativa ou PPP. Assim como no PMI, o ente público não assume qualquer obrigação financeira na fase de apresentação e avaliação dos estudos.
Em ambos os casos, cabe ao Estado ou Município receber, avaliar e selecionar os estudos apresentados, promovendo a concorrência por meio de Edital de Manifestação de Interesse, e garantindo que o processo de estruturação da concessão seja pautado por critérios técnicos e objetivos.
Cadernos Técnicos Desenvolvidos
Os estudos apresentados são estruturados em cinco cadernos principais:
- Caderno 01 – Resumo Executivo do Projeto
- Caderno 02 – Modelagem Técnica (infraestrutura escolar e padrão construtivo)
- Caderno 03 – Modelagem Econômico-Financeira
- Caderno 04 – Modelagem Operacional (gestão e manutenção das unidades educacionais)
- Caderno 05 – Modelagem Jurídico-Institucional
Etapas do Processo de Estruturação da Concessão
O processo de estruturação de uma PPP educacional segue geralmente seis etapas, com duração estimada de até 18 meses:
- Desenvolvimento do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA)
Prazo estimado: 4 a 8 meses - Audiência Pública
Prazo estimado: 3 meses - Análise dos Estudos pelo Tribunal de Contas
Prazo estimado: 2 meses - Revisão do EVTEA e ajustes finais
Prazo estimado: 1 mês - Publicação do Edital e realização da Licitação
Prazo estimado: 3 meses - Assinatura do Contrato de Concessão
Prazo estimado: 1 mês
A INFRAWAY tem atuado como parceira de estados e municípios na estruturação e execução de PMIs e MIPs voltados ao setor educacional, contribuindo para a implantação de modelos inovadores de gestão da infraestrutura escolar, que garantam qualidade, eficiência e sustentabilidade ao longo de todo o ciclo da concessão.
A partir da publicação do edital para concessão ou PPP de ativos educacionais, com base em estudos de viabilidade previamente elaborados e aprovados, os operadores privados interessados devem realizar uma análise criteriosa desses estudos para assegurar a viabilidade técnica e econômico-financeira do projeto.
Nesse contexto, a INFRAWAY oferece assessoria técnica especializada, atuando diretamente com operadores interessados no certame. Nosso objetivo é avaliar os estudos disponibilizados pelo poder público de forma estruturada e estratégica, identificando potenciais riscos, inconsistências e oportunidades de melhoria.
A atuação da INFRAWAY envolve uma análise aprofundada do plano de investimentos, com foco especial na otimização do CAPEX estimado ao longo de toda a vigência da concessão. A partir dessa análise, propomos soluções técnicas alternativas, que visam tornar o projeto mais eficiente, seguro e aderente à realidade operacional das unidades educacionais.
Com experiência consolidada em estruturação de projetos e domínio técnico em modelagens de infraestrutura, contribuímos para que os operadores tomem decisões mais seguras e fundamentadas, elevando a qualidade das propostas apresentadas e aumentando sua competitividade nos processos licitatórios.