A INFRAWAY atua no setor de drenagem urbana desenvolvendo estudos e projetos voltados à eficiência, sustentabilidade e segurança de infraestruturas associadas ao manejo de águas pluviais, incluindo redes de drenagem, canais, reservatórios de contenção, bacias de retenção e sistemas de micro e macrodrenagem. Todos os nossos trabalhos são conduzidos em conformidade com as normativas técnicas nacionais e internacionais aplicáveis.
Com foco em inovação e excelência técnica, realizamos projetos, estudos de viabilidade, estruturação de concessões e consultorias especializadas, posicionando-nos como referência no mercado de engenharia voltada à infraestrutura de drenagem. Utilizamos ferramentas computacionais avançadas não para substituir o trabalho do engenheiro, mas para potencializar a análise, ampliar a visão estratégica e garantir decisões técnicas mais precisas.
Contamos com uma equipe experiente e multidisciplinar que já atuou em projetos complexos envolvendo drenagem urbana, recursos hídricos, esgotamento sanitário, resíduos sólidos e geração de energia a partir de rejeitos.
Nosso corpo técnico reúne os melhores especialistas em infraestrutura formados pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica, garantindo soluções de excelência em estudos conceituais, modelagens hidrológicas e hidráulicas integradas, além de análises de viabilidade técnico-econômica aplicadas às diversas disciplinas envolvidas no desenvolvimento de projetos de drenagem urbana e gestão de águas pluviais.
ÁREAS DE ATUAÇÃO
O estudo de viabilidade em drenagem urbana tem como finalidade analisar e avaliar alternativas para o planejamento e concepção das soluções de manejo de águas pluviais, considerando aspectos técnicos, operacionais e ambientais de forma integrada. Nessa etapa, buscam-se soluções em nível macro para o sistema de drenagem, podendo ser elaborado um estudo de viabilidade, conceitual ou preliminar.
O estudo de viabilidade discute diferentes alternativas de concepção do sistema ao longo do tempo, comparando-as sob a ótica da eficiência hidráulica, custo, impacto urbano e sustentabilidade, de modo a indicar a melhor solução. O estudo conceitual, por sua vez, detalha essa alternativa escolhida, propondo soluções preliminares para as disciplinas de engenharia envolvidas, como micro e macrodrenagem, reservação, canais, estruturas de dissipação e dispositivos de controle de cheias.
Nesta fase são definidos os elementos conceituais do projeto, incluindo a infraestrutura necessária, as especificidades técnicas e as diretrizes construtivas para os projetos de engenharia. Também são descritas as premissas técnicas, urbanísticas e ambientais que orientarão a formulação das alternativas e os procedimentos operacionais a serem adotados para garantir o desempenho esperado do sistema.
O objetivo é estabelecer um conjunto de parâmetros e obrigações mínimas que assegurem o nível de serviço desejado, a segurança da população e a efetividade dos investimentos, em conformidade com as diretrizes do ente público e com as normas e padrões técnicos aplicáveis ao setor de drenagem urbana.
O saneamento básico é composto por quatro serviços essenciais: distribuição de água potável, coleta e tratamento de esgoto, drenagem urbana e manejo de resíduos sólidos.
Com a aprovação do novo marco regulatório do saneamento básico, o Brasil estabeleceu a meta de universalizar esses serviços até 2033, buscando atingir 99% de cobertura no fornecimento de água potável e 90% na coleta e tratamento de esgoto. Estima-se que esse avanço exigirá investimentos superiores a R$700 bilhões em todo o país.
Nesse contexto, a INFRAWAY tem atuado ativamente no fomento e na estruturação de projetos de concessão e parcerias público-privadas (PPPs), com foco na viabilidade técnica, jurídica e econômico-financeira das soluções de saneamento, incluindo sistemas de drenagem urbana.
Contamos com uma equipe multidisciplinar e experiente, que já desenvolveu estudos de viabilidade para projetos de abastecimento e tratamento de água e esgoto, drenagem urbana, coleta e destinação final de resíduos sólidos, e aproveitamento energético de rejeitos. Nosso objetivo é apoiar os entes públicos na modelagem de projetos sustentáveis, eficientes e que atraiam investimentos privados, contribuindo de forma efetiva para o cumprimento das metas de universalização.
A INFRAWAY Engenharia atua com consultoria especializada em CAPEX, dimensionamento e planejamento de necessidades futuras, além da avaliação de editais relacionados a projetos de infraestrutura de drenagem urbana. Nosso objetivo é oferecer aos entes públicos ou operadores privados uma análise técnica criteriosa da situação atual dos sistemas de drenagem, identificando eventuais deficiências, necessidades de adequação e oportunidades de otimização para garantir o pleno desempenho hidráulico e a segurança urbana frente a eventos extremos.
Para isso, realizamos uma avaliação técnica detalhada de todos os ativos existentes — como redes de micro e macrodrenagem, galerias, canais, bacias de retenção, reservatórios de contenção e dispositivos de controle de cheias — levando em conta as particularidades locais, a ocupação do solo e as projeções de crescimento urbano, sempre respeitando os níveis de serviço definidos para cada componente do sistema.
Nossa equipe também realiza a análise crítica dos estudos de demanda hidrológica, da capacidade de resposta do sistema atual e das propostas de investimento apresentadas, com o objetivo de validar a coerência entre oferta hidráulica, regime de chuvas e o grau de proteção exigido contra alagamentos.
A partir da capacidade instalada e das projeções climáticas e urbanas, avaliamos a necessidade de ampliação, reforço ou requalificação da infraestrutura de drenagem. Com base nas informações levantadas durante as investigações técnicas, estimamos os investimentos necessários para recuperação, modernização e expansão dos sistemas, elaborando um plano de investimentos otimizado e aderente às diretrizes dos editais ou dos programas públicos de drenagem urbana.
Com o avanço da urbanização e o aumento da frequência de eventos extremos associados às mudanças climáticas, a modernização dos sistemas de drenagem urbana tornou-se uma prioridade para mitigar alagamentos, proteger a infraestrutura urbana e preservar a qualidade de vida nas cidades.
Nesse contexto, destacam-se instrumentos como o Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) e a Manifestação de Interesse Privado (MIP), que permitem ao poder público estruturar projetos de drenagem urbana com apoio da iniciativa privada, por meio de estudos técnicos, econômicos, jurídicos e operacionais.
A INFRAWAY atua no apoio integral à estruturação de projetos de drenagem urbana via PMIs e MIPs, promovendo o desenvolvimento de estudos que avaliem a viabilidade de implantação, ampliação, modernização e operação de sistemas de micro e macrodrenagem. Esses instrumentos viabilizam o aproveitamento da expertise privada e fomentam a competitividade, sem comprometer recursos públicos na etapa inicial.
Diferença entre PMI e MIP:
- PMI: Iniciativa do poder público, que publica edital de chamamento convidando interessados a elaborar estudos para determinada infraestrutura — neste caso, drenagem urbana — com transparência, pluralidade de propostas e competição entre os estudos. Conforme o Decreto Federal nº 8.428/2015, os custos desses estudos podem ser ressarcidos pelo futuro concessionário.
- MIP: Proposta espontânea de uma pessoa física ou jurídica, que apresenta por conta própria estudos de viabilidade ou projetos voltados à estruturação de concessões, PPPs ou uso de bem público, permitindo soluções inovadoras para os desafios da drenagem urbana.
Em ambos os casos, cabe ao Estado ou Município receber, avaliar tecnicamente os estudos apresentados e publicar o edital de manifestação de interesse, garantindo concorrência e legitimidade ao processo.
Os estudos são estruturados em cinco cadernos principais:
- Caderno 01 – Resumo Executivo do Projeto;
- Caderno 02 – Modelagem Técnica (redes de drenagem, canais, bacias de contenção, reservatórios, dispositivos de controle de cheias etc.);
- Caderno 03 – Modelagem Econômico-Financeira (CAPEX, OPEX, receitas associadas, custo de manutenção);
- Caderno 04 – Modelagem Operacional (níveis de serviço, frequência de manutenção, monitoramento de eventos extremos);
- Caderno 05 – Modelagem Jurídico-Institucional (minutas contratuais, matriz de riscos, governança e modelo de delegação).
Etapas típicas da estruturação de uma concessão ou PPP para drenagem urbana (prazo estimado de 18 meses):
- Elaboração do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) – 4 a 8 meses;
- Audiência e Consulta Públicas – 3 meses;
- Análise dos Estudos pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) – 2 meses;
- Revisões Técnicas e Consolidação Final dos Estudos – 1 mês;
- Publicação do Edital e Realização da Licitação – 3 meses;
- Assinatura do Contrato de Concessão ou PPP – 1 mês.
Esse modelo garante segurança jurídica ao processo, atratividade para investidores e, sobretudo, maior eficiência na entrega de sistemas de drenagem urbana modernos, resilientes e adaptados às necessidades específicas de cada município.
A partir do momento em que o poder público publica o edital para concessão ou PPP de sistemas de drenagem urbana, com base em estudos de viabilidade previamente elaborados e aprovados, os operadores privados interessados precisam realizar uma análise minuciosa desses estudos para garantir a viabilidade técnica e econômico-financeira do projeto.
Nesse contexto, a INFRAWAY oferece assessoria técnica especializada a operadores privados, atuando na avaliação crítica dos estudos disponíveis, com foco na análise estruturada e estratégica do plano de investimentos. Nosso objetivo é verificar a consistência das premissas adotadas, identificar eventuais fragilidades técnicas e propor soluções alternativas que otimizem o CAPEX estimado ao longo de toda a vigência da concessão.
Com base em nossa experiência em projetos de drenagem urbana e infraestrutura hídrica, contribuímos para que os operadores tomem decisões mais seguras e embasadas, assegurando a sustentabilidade econômica do projeto e o atendimento aos níveis de serviço estabelecidos no edital.