O aeroporto tem uma função social importante em países continentais como o Brasil!

A INFRAESTRUTURA AERONÁUTICA (ou CIVIL AERONÁUTICA) é o ramo da ENGENHARIA DE INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTES que aborda as disciplinas necessárias para a concepção, planejamento, operação e construção de AERÓDROMOS.

Desde a escolha do sítio de implantação do aeródromo, passando pelo projeto, construção, operação, manutenção e ampliação o ENGENHEIRO DE INFRAESTRUTURA AERONÁUTICA (ou CIVIL AERONÁUTICO) desempenha importante função tanto para o aeroporto e sua operação quanto para a comunidade do entorno, garantindo segurança operacional e conforto aos passageiros.

Os projetos de INFRAESTRUTURA AERONÁUTICA são desenvolvidos levando em consideração todas as normativas e regulações da ANAC e do COMAER e ainda as convenções internacionais para a aviação civil. Os principais órgãos regulamentadores internacionais são ICAO e FAA, porém outras entidades de diversos países, assim como a ANAC, contribuem para o desenvolvimento dessas convenções.

A INFRAWAY desenvolve estudos e projetos de INFRAESTRUTURA AERONÁUTICA nas áreas de planejamento, terraplenagem, pavimentação, drenagem, sinalização horizontal e vertical, auxílios à navegação, e conta ainda com parceiros especializados para desenvolvimento das disciplinas complementares como elétrica, eletrônica, hidráulica, arquitetura e meio ambiente.

Na próxima publicação falaremos sobre a INFRAESTRUTURA RODOVIÁRIA!

Até lá!