Futuro das Concessões: Porto Alegre

Os investimentos previstos para o Aeroporto de Porto Alegre. Série de publicações sobre as concessões dos aeroportos federais: Porto Alegre, Salvador, Fortaleza e Florianópolis.

Porto Alegre: Os investimentos nos aeroportos concedidos

• O Aeroporto

O Aeroporto Internacional Salgado Filho foi arrematado pela Fraport pelo valor de 382 milhões para operar o aeroporto por um período de 25 anos.

O aeroporto processou 7,6 milhões de passageiros em 2016 e serão necessários cerca de 1,9 bilhão em investimentos ao longo de 25 anos da concessão para aumentar a sua capacidade para processar os 21,8 milhões projetados pelos estudos de viabilidade. 

• O Sistema de Pistas

Em até 52 meses da assinatura do contrato a nova operadora deverá ampliar a pista de pouso e decolagem para 3.200 m. com dimensões para operar aeronaves semelhantes ao Boeing 777. 

Adicionalmente, em até 26 meses, o sistema deve passar por diversas adequações, como a implantação de áreas de segurança de fim de pista, adequação de faixa de pista e faixa preparada, pistas de taxiamento e adequações dos acostamentos de acordo com requisitos para as aeronaves em operação.

• O Sistema de Pátios

Na primeira fase, o sistema de pátios deve ser ampliado das atuais 17 posições (10 posições no Pátio 1 e 7 posições no Pátio 2) para 22 posições, das quais 14 deve ser de contato com pontes de embarque. 

Adicionalmente, deve ocorrer a expansão do pátio de cargos de acordo com a demanda requerida.

• Terminal de Passageiros

Para a primeira fase do contrato, o terminal de passageiros deve passar por ampliações e adequações para ter sua capacidade de processamento ampliada para atender a hora pico pré-fixada pelo contrato e melhorar os serviços oferecidos (como banheiros, wi-fi, climatização, lojas e restaurantes).

• Lado Terra

Assim como o terminal, os acessos viários, estacionamentos, meio-fio de embarque e desembarque e os serviços oferecidos no lado terra devem passar por melhorias nas primeiras fases do contrato. 

Entre elas, está a construção de um edifício-garagem com pelo menos 4.300 vagas. Ademais, áreas secundárias e de apoio devem passar por melhorias de acordo com a demanda requerida.