Em 2017 a Fraport assinou com a ANAC os contratos para operar os aeroportos de Porto Alegre e Fortaleza por 25 e 30 anos respectivamente. Após a assinatura do contrato a Fraport constituiu duas empresas, Fraport Porto Alegre e Fraport Fortaleza, para operar cada um dos aeroportos e implementar os planos de desenvolvimento.
A INFRAWAY foi contratada pela Fraport Porto Alegre e pela Fraport Fortaleza para a elaboração dos projetos conceituais, do Plano de Gestão da Infraestrutura (PGI) e do gerenciamento do desenvolvimento do Anteprojeto dos dois aeroportos para o período das concessões, 25 anos para Porto Alegre e 30 anos para Fortaleza.
Após o desenvolvimento dos projetos conceituais, a INFRAWAY foi responsável pelo desenvolvimento e elaboração do PGI, para traduzir todos os investimentos previstos no projeto conceitual em um plano de gestão. O PGI foi entregue à ANAC e passou a ser o PGI vigente para os dois aeroportos. Após definidas as fases de investimentos, a INFRAWAY ficou responsável por gerenciar o desenvolvimento do anteprojeto de ampliação do aeroporto para a primeira fase de expansão, denominada no contrato como Fase-IB.
Os anteprojetos foram entregues e aprovados pela ANAC e serviram de base para a elaboração dos projetos básicos e executivos que na sequência embasaram as obras de expansão dos dois aeroportos.
Veja nos links a seguir as principais notícias sobre o processo de concessão dos aeroportos: