Globo – Latam volta a oferecer ‘classe executiva’ em voos no país

Na busca por mais viajantes de negócios e clientes com mais dinheiro no bolso, a Latam decidiu voltar a oferecer uma espécie de “classe executiva” em voos domésticos.

A partir desta quarta-feira, quem estiver disposto a pagar uma tarifa mais cara poderá ter direito a mordomias a bordo, com o lanche gourmet e vinho, além de embarque prioritário e o despacho de até três bagagens sem custo em voos a partir de 16 de março.

– A ideia é consolidar a posição da Latam em perfis de viajantes recorrentes, como os de negócios – conta Paulo Miranda, vice-presidente de Clientes da Latam.

O anúncio marca o retorno de algum tipo de serviço executivo nos voos da companhia no Brasil. Em 1999, a TAM, embrião da Latam, chegou a ter uma classe executiva em alguns voos, em particular na ponte aérea Rio-São Paulo.

A prática acabou em meados dos anos 2000 com o aumento da concorrência causado pela chegada da Gol, com a promessa de ser uma empresa de baixo custo (low cost).

Agora, segundo analistas, a corrida deve ser pelos serviços premium na aviação doméstica. David Goldberg, da consultoria em aviação Terrafirma, diz que o movimento vem na esteira de uma tendência global de as aéreas oferecerem experiências personalizadas.

Na mesma linha, Thiago Nykiel, sócio da consultoria INFRAWAY, avalia que a Latam busca recuperar espaço entre passageiros que viajam a negócios, num momento de recuperação da economia.
– O viajante corporativo é o negócio prioritário da Latam no Brasil – diz Nykiel.

Para Francisco Lyra, presidente do Instituto Brasileiro de Aviação, um centro de pesquisas, a perspectiva é de boa aceitação da nova classe:

– O público empresarial, que viaja com frequência, não se importa em pagar mais em troca de benefícios, como refeição a bordo.

Fonte: O Globo