Contexto:
O leilão da 4ª rodada de concessões de aeroportos federais, quando o Governo Federal ofertou os aeroportos de Porto Alegre (RS), Fortaleza (CE), Salvador (BA) e Florianópolis (SC), foi realizada em 15 de março de 2017. A Fraport sagrou-se vencedora em dois dos aeroportos, Porto Alegre (RS) e Fortaleza (CE) passando a operar os aeroportos a partir da assinatura do contrato com a ANAC. Antes mesmo da assinatura do contrato a Fraport iniciou o processo de estudo e planejamento para expansão dos dois aeroportos para o período de 25 anos para Porto Alegre e de 30 anos para Fortaleza desenvolvendo os projetos conceituais de expansão e o Plano de Gestão da Infraestrutura (PGI).
Descrição:
A INFRAWAY foi contratada pela Fraport Porto Alegre e pela Fraport fortaleza para elaborar os estudos conceituais, o Plano de Gestão da Infraestrutura (PGI) e o gerenciamento do desenvolvimento do Anteprojeto para as primeiras fases de expansão dos dois aeroportos.
Cliente/Ano: Fraport AG/2017
Aeroportos: Aeroporto Internacional de Fortaleza e Aeroporto Internacional de Porto Alegre
Nosso papel:
A INFRAWAY foi responsável pela elaboração dos projetos conceituais de desenvolvimento dos dois aeroportos para o período das concessões, 25 anos para Porto Alegre e 30 anos para Fortaleza. Os projetos conceituais englobaram o desenvolvimento das disciplinas de engenharia do lado ar do aeroporto (geometria, pavimentação, drenagem, sinalização horizontal, luzes, balizamento noturno, auxílios à navegação e elétrica), além da quantificação dos custos de investimento para todas as fases de expansão dos aeroportos.
Após o desenvolvimento dos projetos conceituais, a INFRAWAY foi responsável pelo desenvolvimento e elaboração do PGI, para traduzir todos os investimentos previstos no projeto conceitual em um plano de gestão, para ser entregue para a ANAC. O PGI dos dois aeroportos contempla desde uma avaliação da infraestrutura existente e avaliação da capacidade instalada até a programação das necessidades futuras e definição das fases de investimento para toda a concessão. O PGI foi entregue à ANAC e passou a ser o PGI vigente para os dois aeroportos.
Uma vez definidas as fases de investimentos, a INFRAWAY ficou responsável por gerenciar o desenvolvimento do anteprojeto de ampliação do aeroporto para a primeira fase de expansão, denominada no contrato como Fase-IB. Na fase de anteprojeto a INFRAWAY gerenciou o desenvolvimento dos produtos, dando suporte aos diversos interessados (times de operações, segurança e terceiros) e acompanhou a Fraport na interface do projeto com a ANAC, tendo participado de diversas reuniões para alinhamento e adequação das necessidades dos aeroporto às regulações da ANAC, principalmente RBAC 154, RBAC 153 e RBAC 107. Os anteprojetos foram entregues e aprovados pela ANAC e serviram de base para a elaboração dos projetos básicos e executivos que mais tarde embasaram as obras de expansão dos dois aeroportos, que tiveram início em 2018.
Movimentação Anual:
Fortaleza (FOR): 5,9 milhões de passageiros por ano (pax/ano); 41,4 mil movimentos por ano (mov/ano).
Porto Alegre (POA): 7,9 milhões de passageiros por ano (pax/ano) e 65,4 mil movimentos por ano (mov/ano).
Áreas de atuação em destaque no projeto:
- Projeto conceitual
- Geometria
- Pavimentação
- Drenagem
- Auxílios à navegação
- Plano de Gestão da Infraestrutura (PGI)/Anteprojeto ANAC