Descrição
O PGI é um documento exigido pela ANAC que tem como objetivo a consolidação do planejamento e desenvolvimento da infraestrutura aeroportuária sob a responsabilidade do concessionário durante o contrato de concessão. O PGI contém as informações básicas e estratégicas de curto, médio e longo prazo que nortearão a atuação do operador, de modo a possibilitar o acompanhamento da concessão por parte dos órgãos reguladores;
Parte 1 – Geral
Identificação dos principais componentes da infraestrutura aeroportuária, estabelecendo as suas principais características físicas e operacionais, incluindo os seguintes componentes:
- Sistema de Pistas;
- Pátio de Aeronaves;
- Vias de Serviço;
- Terminais de Passageiros;
- Terminais de Cargas;
- Estacionamento de Veículos;
- Vias de Acesso e Circulação Interna.
Parte 2 – Avaliação das Condições das Instalações (ACI)
Elaboração da avaliação das condições das instalações existentes, de acordo com o Apêndice A do PEA, propondo melhorias e ações corretivas para aquelas classificadas como “razoável”, “ruim” e “crítica”, considerando a estrutura a seguir:
- Instalações – Edifícios: terminais de passageiros e cargas, estacionamento de veículos, vias de acesso e circulação interna;
- Sistemas dos Edifícios: sistemas mecânicos, elétricos, comunicação e hidráulicos.
- Equipamentos: manutenção e operacionais;
- Utilidades: galerias de águas pluviais, esgotamento sanitário, energia elétrica, água e sistema de telecomunicações.
- Pavimentos do lado ar: sistema de pistas, pátio de aeronaves e vias de serviço.
Parte 3 – Programa de Melhorias da Infraestrutura (PMI)
Identificação da capacidade do aeroporto, previsão de demanda e investimentos necessários para assegurar que as instalações sejam capazes de atender à demanda prevista, conforme o nível de serviço estabelecido, a expansão balanceada e os demais requisitos contratuais, seguindo a seguinte estrutura:
- Lado Ar: sistema de pistas e pátio de aeronaves;
- Lado Terra: terminal de passageiros, segmentando os processos de embarque e desembarque, e sistema de acesso, considerando o estacionamento de veículos, meio-fio e pontos de acesso ao TPS;
- TECA;
- Desenvolvimento Comercial: se aplicável;
- Gestão Ambiental: se aplicável.
Parte 4– Resumo de Demanda
Apresentação, de forma detalhada, dos níveis de tráfego anual e na hora-pico, em conformidade com o plano de desenvolvimento e investimentos propostos.
Simulação
Parte 1 – Sistema de Pistas
Elaboração e avaliação do modelo de simulação de pista, considerando a coleta de dados, por meio de bases históricas e estudos de campo, construção de verificação do modelo, através de testes de hipóteses, criação de cenários e análise de resultados. A modelagem deve considerar:
- Características Físicas: configuração do lado ar, comprimento de pista, tipo e quantidade de saídas de pista, pistas de taxi paralelas, áreas de giro, etc;
- Características Operacionais: regras de espaçamento, velocidades médias de aproximação, características de frenagem, velocidades de taxiamento, etc;
- Demanda Projetada: agenda de voos previstos, frota de aeronaves, etc.
Parte 2 – Sistema de Pátios
Elaboração e avaliação do modelo de simulação de pátios, considerando a coleta de dados, por meio de bases históricas e estudos de campo, construção de verificação do modelo, através de testes de hipóteses, criação de cenários e análise de resultados. A modelagem deve considerar:
- Características Físicas: configuração do lado ar, tipo e quantidade das posições, distribuição de posições remotas e de contato, vias de serviço etc.;
- Características Operacionais: regras de alocação de posições, velocidades médias de taxiamento, regras de espaçamento de aeronaves, regras de atendimento dos equipamentos de rampa etc.;
- Demanda Projetada: agenda de voos previstos, frota de aeronaves etc.
Parte 3 – Sistema Terminal de Passageiros
Elaboração e avaliação do modelo de simulação do terminal de passageiros e sistema de acesso, considerando a coleta de dados, por meio de bases históricas e estudos de campo, construção de verificação do modelo, através de testes de hipóteses, criação de cenários e análise de resultados. A modelagem deve considerar:
- Características Físicas: configuração do terminal, número de pavimentos, equipamentos disponíveis, áreas de espera e de circulação, número de vias e faixas de acesso, vagas de estacionamentos de veículos etc.;
- Características Operacionais: fluxos de passageiros e bagagens, regras de inspeção, tempos de processamento, tempos de permanência, velocidades médias por tipo de veículos etc.;
- Demanda Projetada: agenda de voos previstos, frota de aeronaves, load factors, perfil dos passageiros, tráfego de veículos etc.