ENGENHARIA DE INFRAESTRUTURA
ENGENHARIA DE INFRAESTRUTURA
ENGENHARIA DE INFRAESTRUTURA
ENGENHARIA DE INFRAESTRUTURA
ENGENHARIA DE INFRAESTRUTURA

ANTEPROJETO ANAC

Descrição

Os anteprojetos consistem no detalhamento dos investimentos previstos no projeto conceitual. Por meio deles, a ANAC tem como objetivo verificar as soluções planejadas pela concessionária para o desenvolvimento do sítio aeroportuário para as intervenções previstas no curto prazo

Infraestruturas do Lado Ar

  • Projeto Geométrico: elaboração dos anteprojetos de geometria horizontal e vertical, incluindo a geometria de pistas e pátios, fillets, perfis longitudinais e seções transversais;
  • Sinalização Horizontal: elaboração dos projetos de sinalização horizontal dos sistemas de pistas e pátios,
  • Sinalização Vertical: elaboração dos projetos de sinalização horizontal dos sistemas de pistas e pátios,
  • Balizamento Luminoso: elaboração dos projetos de luzes dos sistemas de pistas e pátios,
  • Zoneamento de Segurança: elaboração das plantas de zoneamento, barreiras de segurança e controle de acessos, considerando a classificação de áreas e usos.
  • Simulação: projeto de simulação das ampliações, considerando simulação de trajetórias e de capacidade dos componentes.

Infraestruturas do Lado Terra

  • Projeto Arquitetônico: elaboração de plantas baixas, cortes, coberturas e fachadas de modo a caracterizar as ampliações do terminal;
  • Memorial Descritivo: estabelece os principais vínculos contratuais e com o PGI, esclarecendo horizontes de projeto e demandas previstas, bem como apresenta a descrição do projeto e as diretrizes e premissas que nortearam o projeto desenvolvido. O memorial descritivo inclui partido/concepção arquitetônica, sistema viário e estacionamentos; fluxos de veículos, passageiros, funcionários e bagagens; classificação dos espaços destinados à cias aéreas e órgãos públicos.
  • Memorial de Cálculo: contempla o dimensionamento dos componentes, considerando áreas mínimas, áreas de circulação, vagas de estacionamento, meio-fio e pontos de acesso ao TPS, quantificação de equipamentos e distribuição de demanda de passageiros.
  • Caderno de Especificações Técnicas: consta as especificações técnicas gerais/conceituais da solução estrutural, de instalações prediais, climatização, sonorização, vigilância, bem como acabamento e equipamentos utilizados para o processamento de passageiros. Além disso, contempla as soluções de pavimentos e solução de sinalização horizontal e vertical das vias de acesso.
  • Simulação: projeto de simulação das ampliações, considerando o layout proposto e as características operacionais do aeroporto.

Áreas de Atuação

Planejamento Aeroportuário

Engenharia de Infraestrutura

Consultoria de Aeroportos