ENGENHARIA DE INFRAESTRUTURA
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PLANO DE GESTÃO DE INFRAESTRUTURA (PGI)

Descrição

O  PGI é um documento exigido pela ANAC que tem como objetivo a consolidação do planejamento e desenvolvimento da infraestrutura aeroportuária sob a responsabilidade do concessionário durante o contrato de concessão. O PGI contém as informações básicas e estratégicas de curto, médio e longo prazo que nortearão a atuação do operador, de modo a possibilitar o acompanhamento da concessão por parte dos órgãos reguladores;

Parte 1 – Geral

Identificação dos principais componentes da infraestrutura aeroportuária, estabelecendo as suas principais características físicas e operacionais, incluindo os seguintes componentes:

  • Sistema de Pistas;
  • Pátio de Aeronaves;
  • Vias de Serviço;
  • Terminais de Passageiros;
  • Terminais de Cargas;
  • Estacionamento de Veículos;
  • Vias de Acesso e Circulação Interna.

Parte 2 – Avaliação das Condições das Instalações (ACI)

Elaboração da avaliação das condições das instalações existentes, de acordo com o Apêndice A do PEA, propondo melhorias e ações corretivas para aquelas classificadas como “razoável”, “ruim” e “crítica”, considerando a estrutura a seguir:

  • Instalações – Edifícios: terminais de passageiros e cargas, estacionamento de veículos, vias de acesso e circulação interna;
  • Sistemas dos Edifícios: sistemas mecânicos, elétricos, comunicação e hidráulicos.
  • Equipamentos: manutenção e operacionais;
  • Utilidades: galerias de águas pluviais, esgotamento sanitário, energia elétrica, água e sistema de telecomunicações.
  • Pavimentos do lado ar: sistema de pistas, pátio de aeronaves e vias de serviço.

Parte 3 – Programa de Melhorias da Infraestrutura (PMI)

Identificação da capacidade do aeroporto, previsão de demanda e investimentos necessários para assegurar que as instalações sejam capazes de atender à demanda prevista, conforme o nível de serviço estabelecido, a expansão balanceada e os demais requisitos contratuais, seguindo a seguinte estrutura:

  • Lado Ar: sistema de pistas e pátio de aeronaves;
  • Lado Terra: terminal de passageiros, segmentando os processos de embarque e desembarque, e sistema de acesso, considerando o estacionamento de veículos, meio-fio e pontos de acesso ao TPS;
  • TECA;
  • Desenvolvimento Comercial: se aplicável;
  • Gestão Ambiental: se aplicável.

Parte 4– Resumo de Demanda

Apresentação, de forma detalhada, dos níveis de tráfego anual e na hora-pico, em conformidade com o plano de desenvolvimento e investimentos propostos.

Simulação

Parte 1 – Sistema de Pistas

Elaboração e avaliação do modelo de simulação de pista, considerando a coleta de dados, por meio de bases históricas e estudos de campo, construção de verificação do modelo, através de testes de hipóteses, criação de cenários e análise de resultados. A modelagem deve considerar:

  • Características Físicas: configuração do lado ar, comprimento de pista, tipo e quantidade de saídas de pista, pistas de taxi paralelas, áreas de giro, etc;
  • Características Operacionais: regras de espaçamento, velocidades médias de aproximação, características de frenagem, velocidades de taxiamento, etc;
  • Demanda Projetada: agenda de voos previstos, frota de aeronaves, etc.

Parte 2 – Sistema de Pátios

Elaboração e avaliação do modelo de simulação de pátios, considerando a coleta de dados, por meio de bases históricas e estudos de campo, construção de verificação do modelo, através de testes de hipóteses, criação de cenários e análise de resultados. A modelagem deve considerar:

  • Características Físicas: configuração do lado ar, tipo e quantidade das posições, distribuição de posições remotas e de contato, vias de serviço etc.;
  • Características Operacionais: regras de alocação de posições, velocidades médias de taxiamento, regras de espaçamento de aeronaves, regras de atendimento dos equipamentos de rampa etc.;
  • Demanda Projetada: agenda de voos previstos, frota de aeronaves etc.

Parte 3 – Sistema Terminal de Passageiros

Elaboração e avaliação do modelo de simulação do terminal de passageiros e sistema de acesso, considerando a coleta de dados, por meio de bases históricas e estudos de campo, construção de verificação do modelo, através de testes de hipóteses, criação de cenários e análise de resultados. A modelagem deve considerar:

  • Características Físicas: configuração do terminal, número de pavimentos, equipamentos disponíveis, áreas de espera e de circulação, número de vias e faixas de acesso, vagas de estacionamentos de veículos etc.;
  • Características Operacionais: fluxos de passageiros e bagagens, regras de inspeção, tempos de processamento, tempos de permanência, velocidades médias por tipo de veículos etc.;
  • Demanda Projetada: agenda de voos previstos, frota de aeronaves, load factors, perfil dos passageiros, tráfego de veículos etc.

Áreas de Atuação

Planejamento Aeroportuário

Engenharia de Infraestrutura

Consultoria de Aeroportos