ENGENHARIA DE INFRAESTRUTURA
ENGENHARIA DE INFRAESTRUTURA
ENGENHARIA DE INFRAESTRUTURA
ENGENHARIA DE INFRAESTRUTURA
ENGENHARIA DE INFRAESTRUTURA

TERRAPLENAGEM

Descrição

Prática muito comum em qualquer tipo de obra, consiste na preparação do terreno através da movimentação de materiais de superfície. Basicamente, a terraplenagem apóia-se em duas atividades:

  • Corte: Medida adotada quando há necessidade de rebaixar a topografia natural do terreno, estabelecendo o nivelamento necessário para obra em construção;
  • Aterro: Preenchimento de locais com falta de material. Após o aterro, deve ser realizada a compactação do solo, visando aumentar sua resistência para suportar futuras cargas as quais estará submetido.

O custo do movimento de terra é significativo em relação ao custo total da obra, cabendo ao engenheiro projetista minimizar esse valor o máximo possível, cumprindo, obviamente, as normas brasileiras de segurança. Em regiões onde materiais cortados possuem condições de serem utilizados em aterros, o equilíbrio entre volumes cortados e aterrados é essencial na redução dos custos, já que minimiza a necessidade de locais de empréstimo e/ou bota-foras. Locais de empréstimo são jazidas de materiais que podem ser utilizados como insumo para aterros, já locais de bota-fora são áreas onde são despejados materiais de corte que não podem ser utilizados como aterro para obra em questão.

Um bom projeto de terraplenagem requer também um estudo minuscioso das características do terreno em que está localizada a obra. Devem ser levados em consideração a estabilidade do talude formado com o corte/aterro, o recalque ocasionado pela adição de materiais, suscetibilidade do solo à erosão, etc. Somente após coletadas essas informações, inicia-se de fato a obra de terraplenagem, com corte, aterro e compactação do solo.

A terraplenagem depende ainda dos seguintes fatores:

  • Categoria dos Materiais: Segundo DER-SP, os materiais podem ser divididos em 3 categorias, que compreendem desde aqueles suscetíveis de serem escavados normalmente àqueles que só admitem desmonte pelo emprego contínuo de explosivos;
  • Empolamento: corresponde à expansão do volume do solo quando é escavado;
  • Redução Volumétrica: corresponde à redução volumétrica do solo quando é compactado;

Áreas de Atuação

Planejamento Aeroportuário

Engenharia de Infraestrutura

Consultoria de Aeroportos