ENGENHARIA DE INFRAESTRUTURA
ENGENHARIA DE INFRAESTRUTURA
ENGENHARIA DE INFRAESTRUTURA
ENGENHARIA DE INFRAESTRUTURA
ENGENHARIA DE INFRAESTRUTURA

INFRAESTRUTURA BÁSICA

Descrição

A Infraestrutura Básica assim como em outras áreas, em aeroportos tem por objetivo garantir serviços que atendam às necessidades básicas para o funcionamento do sítio, tais como:

  • Abastecimento de água:

Garantir o abastecimento e distribuição de água dentro do sítio aeroportuário é fundamental para o seu funcionamento. O projeto de abastecimento de água começa na captação da água, seja pela concessionária local ou não, e vai até o seu consumo. Para que isso seja possível, é importante garantir a qualidade do sistema de distribuição conforme recomendações da NBR 5626/1998 e outras normas e leis federais, estaduais e municipais.

A distribuição e a reserva de água são calculadas com base no consumo médio diário do aeroporto (passageiros, tripulantes, acompanhantes, funcionários, etc.) de forma a atender uma demanda estimada de dois dias consecutivos sem reabastecimento, incluindo a reserva de combate a incêndios, exigida por lei.

  • Esgoto:

A definição do sistema de tratamento de esgoto é feita através de estudos preliminares sobre o volume de esgoto produzido. Este volume está diretamente relacionado com a demanda de água consumida por dia, em todo o aeroporto. Além disso, o sistema deve estar compatível com os processos já existentes no aeroporto, com a legislação ambiental (CONAMA) e sanitária e, se for o caso, dentro das especificações da concessionária local.

  • Energia elétrica:

De acordo com a nota da RBAC 154 emenda 04, a segurança das operações em aeródromos é dependente da qualidade da energia elétrica suprida, dispondo de uma fonte primária adequada.

O sistema de fornecimento de energia elétrica, então, deverá ser capaz de atender as demandas do sistema alimentador principal do aeroporto, equipamentos de proteção ao voo e a um sistema de segurança e emergência que garanta uma autonomia para o aeroporto no caso de corte no fornecimento de energia pela concessionária.

  • Resíduo:

Segundo a Resolução n° 005 do CONAMA, o aeroporto deve gerenciar todo o resíduo produzido dentro de seu espaço, a fim de atender os requisitos ambientais e de saúde pública. A NBR 8843/85 fixa as especificações mínimas para o tratamento desses resíduos em aeroportos. O planejamento do tratamento é feito com base no volume e característica do lixo produzido, quantidade de resíduos que exijam algum tratamento especial, área para instalação dos equipamentos e na direção do vento para não influenciar no funcionamento atual ou futuro das demais instalações.

  • Gás:

O sistema de gás é destinado a abastecer as necessidades do aeroporto (caldeiras, fornos, aquecedores, incineradores, etc.). Sua forma de distribuição, armazenagem e consumo é feito segundo normas específicas de forma a garantir a segurança dos usuários e do sistema, sendo necessária manutenções preventivas e vistorias constantes.

Os projetos de infraestrutura básica são comumente baseados no manual da INFRAERO, mas devem atender as normas específicas para cada caso no projeto.

Projetos em destaque

Áreas de Atuação

Planejamento Aeroportuário

Engenharia de Infraestrutura

Consultoria de Aeroportos