ENGENHARIA DE INFRAESTRUTURA
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DIMENSIONAMENTO E PLANEJAMENTO DE NECESSIDADES FUTURAS

Descrição

As necessidades de infraestrutura projetadas se baseiam em previsões de demanda de transporte aéreo e devem ser apresentadas com detalhamento apropriado para o planejamento conceitual do aeroporto, considerando suas principais funções, como sistema de pista e pátios de aeronaves, sistema de terminal de passageiros, sistema de infraestrutura aeronáutica e sistema de aviação geral.

Para o Plano de Desenvolvimento do Sítio Aeroportuário devem consideradas, prioritariamente, as regulações e normatizações brasileiras RBACs 23, 25, 154 e 161. Para o caso das edificações, como o terminal de passageiros, devem ser consideradas também as normas da ABNT NBRs 12314, 10152, 16401-2, 15220, 9050, 16537, 14273 e 10898. Além das normas brasileiras, é comum utilizar-se de normas e regulações internacionais referentes a boas práticas no setor aeroportuário.

São vários os fatores envolvidos no dimensionamento de necessidades futuras, visto que os diversos setores de um aeroporto devem ser avaliados conforme a demanda projetada. Sendo elas:

  • Necessidades do Sistema de Pistas e Pátios;

O sistema de pistas e pátios e o seu espaço aéreo associado são os componentes principais no planejamento aeroportuário. Por ser o sistema que ocupa maior área no sítio aeroportuário, ele tem uma grande importância nas etapas de projeto e pode impactar diretamente nos custos e na concepção do desenvolvimento.

O principal parâmetro de planejamento das necessidades do lado ar é a aeronave de projeto. Os componentes aeroportuários, como a geometria do sistema de pistas e a resistência dos pavimentos, devem ser dimensionados para atender a aeronave de projeto, que, usualmente, é a maior aeronave a operar no aerporto.

O dimensionamento do comprimento da pista de pouso e decolagem deve levar em conta a aeronave de projeto e a maior rota operada atualmente no aeroporto por uma aeronave de características similares. Desta maneira, a pista necessita ter um comprimento suficiente para que a aeronave de projeto possa operar considerando determinado peso operacional, e, consequentemente, uma carga paga específica.

O dimensionamento da largura das pistas de táxi e de seus acostamentos deve considerar a aeronave crítica que utiliza a taxiway correspondente, conforme ocorre a operação do aeroporto. Assim, é possível que as necessidades de cada taxiway sejam diferentes, dependendo de sua localização e função.

O sistema de pátios de aeronaves é composto por áreas destinadas a atender diversos segmentos de aeronaves. Entre elas destacam-se os pátios de aeronaves comerciais, carga e aviação geral, sendo este último avaliado de maneira conjunta com as demais infraestruturas do sistema de aviação geral. As principais infraestruturas que compõe o sistema de pátios de aeronaves são as posições de parada, compostas por posições remotas, de contato e destinadas à reserva operacional, e áreas de equipamentos de rampa.

  • Necessidades dos Sistemas de Terminais

Terminal de Passageiros

O sistema terminal de passageiros é composto pela edificação do terminal de passageiros, pelo estacionamento de veículos e pelo sistema viário de acesso. As principais áreas inclusas no terminal de passageiros são destinadas a:

  • Atividades operacionais da empresa administradora, aéreas e auxiliares;
  • Atividades de órgãos públicos;
  • Processamento de passageiros;

Para o dimensionamento das necessidades de infraestrutura de terminal, devem ser consideradas as recomendações de nível de serviço ótimo do ADRM 10ª Edição, para aeroportos Classe III ou IV, e os parâmetros de dimensionamento encaminhados pela SAC/MTPA, para aeroportos Classe I ou II. Sempre que aplicável, consideraram-se também as modelagens propostas no mesmo manual, e, não sendo possível, adotam-se os modelos sugeridos pelo ADRM 9ª Edição, ACRP 025 e Manuais da INFRAERO.

A avaliação de necessidades futuras das atividades operacionais da empresa administradora, das empresas aéreas e das empresas auxiliares, assim como dos órgãos públicos, deve ser realizada com base no porte do aeroporto. A definição do porte do aeroporto é baseada na demanda anual de passageiros do aeroporto, diante das faixas de intervalo apresentadas pela INFRAERO.

As atividades de processamento de passageiros do TPS, os serviços e o conforto oferecidos por elas estão relacionadas a um nível de serviço. Este nível de serviço pode ser definido com base em intervalos de tempo e área ou como avalições de capacidade de abastecimento para atender à demanda. É possível que sejam oferecidos diferentes níveis de serviços nas instalações de processamento de passageiros.

Terminal de Carga

O TECA necessita, para seu funcionamento, de duas áreas distintas, identificadas como alfandegadas e não alfandegadas, de acordo com a sua utilização.

Nas áreas alfandegadas, ocorrem movimentação e armazenamento de mercadorias importadas ou a serem exportadas. Enquanto que, nas áreas não alfandegadas, ocorre o processamento de carga doméstica. Além destas, há áreas complementares, destinadas ao apoio das atividades da logística de carga, contendo instalações administrativas, técnicas e de uso comercial.

Para o dimensionamento da área da edificação do terminal de carga, deve ser assumido um fator de produtividade relacionado com o peso de carga processado dada uma área de terminal.

Planejamento de Necessidades Futuras

Com base na alternativa mais indicada para solução de expansão do aeroporto e na análise de capacidade dos seus sistemas, é possível definir para cada componente quando as intervenções devem ser iniciadas, de modo que o nível de serviço seja mantido durante todo o período. As fases são estabelecidas através da comparação entre a capacidade instalada e a demanda prevista, evitando assim que o sistema opere muito próximo de sua capacidade por um longo período, o que resultaria em congestionamentos e atrasos.

É construído, então, um resumo das necessidades de infraestrutura para o aeroporto ao longo dos anos de concessão. A obtenção dos requisitos de cada fase baseia-se na avaliação das infraestruturas existentes e da demanda projetada. Assim, as infraestruturas instaladas são mantidas, realocadas ou ampliadas de acordo com as necessidades previstas.

Áreas de Atuação

Planejamento Aeroportuário

Engenharia de Infraestrutura

Consultoria de Aeroportos