Descrição
Um aeroporto é composto por duas partes: lado ar e lado terra.
Lado Ar:
- O lado ar de um aeroporto corresponde, de acordo com o RBAC 156, ao conjunto formado pela área de movimento de um aeródromo, como pistas de pouso e decolagem e pistas de táxi, pátio de aeronaves, e terrenos e edificações adjacentes, ou partes delas, cujo acesso é controlado, sendo denominada também como área operacional.
Lado Terra:
- O lado terra corresponde a área do aeroporto de uso público, cujo acesso não é controlado, ou seja, as regiões anteriores aos canais de inspeção de segurança do aeroporto, como vias de acesso, meio-fio de embarque, saguão de embarque e áreas de check-in, pertencem ao lado terra.
Um projeto geométrico lado ar e lado terra compreende a quantificação das áreas e equipamentos necessários para:
- Processar os passageiros de forma a se manter níveis ótimos de serviços, definidos pela IATA (International Air Transport Association) no ADMR (Airport Development Reference Manual);
- Operar as aeronaves, de forma a se cumprir os requisitos operacionais e de segurança apresentados pela ICAO (International Civil Aviation Organization) em seu Anexo 14.
Para a elaboração do projeto geométrico, é preciso ter informações básicas a respeito da operação do aeroporto no período de projeto, como os tipos de operações (internacional/doméstico, aviação regular/aviação geral, voo visual/por instrumento), a previsão de movimentação de passageiros e aeronaves, o porte das aeronaves que irão operar, entre outros. A partir destas informações, é desenvolvido o planejamento da expansão da infraestrutura aeroportuária por meio de fases de maneira a acompanhar o crescimento da demanda de passageiros e aeronaves.