Descrição
Os sistemas de multicamadas (pavimento) são um dos itens de maior consumo de materiais bem como de custos de implantação, manutenção e reconstrução quando se refere a um complexo sistema de infraestrutura aeroportuária ou rodoviária. Nos projetos de infraestrutura de transportes, em que usualmente tem-se extensas áreas pavimentadas, os projetos de pavimento são essenciais para a minimização das perdas e a maximização dos recursos econômicos e naturais alocados.
O meio racional de garantir a otimização destes recursos, no momento da implantação de um pavimento se inicia no dimensionamento da estrutura, na escolha adequada dos materiais, na concepção estrutural até a previsão do desempenho do pavimento ao longo do tempo e as análises dos diversos cenário previstos. Para esse fim, são utilizados métodos de dimensionamento apoiados em modelos de previsão de desempenho consolidados.
A otimização dos recursos, no momento da manutenção ou da reconstrução de um pavimento, começa com:
- Caracterização da condição estrutural e funcional,
- Diagnóstico da condição atual,
- Determinação de soluções técnicas,
- Análise e a verificação das soluções propostas.
Assim, sendo utilizado um conjunto de modelos mecanísticos-empíricos baseados em diversos estudos ao longo do tempo.